PIB 1,2% - Economia brasileira 2021

No primeiro trimestre do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro apresentou resultado de 1,2%, surpreendendo o mercado, informa o economista Otto Nagami

No primeiro trimestre do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro apresentou resultado de 1,2%, surpreendendo o mercado, informa o economista Otto Nagami. Segundo ele, a performance acima do esperado se justifica pelo relaxamento do isolamento social e pela perspectiva do mercado em relação à retomada. Entretanto, analisando os dados do IBGE, Nagami destaca o volume de exportações que, caracteristicamente apresenta bons números todo início de ano.

Segundo o economista, chama a atenção o volume de investimentos. “A agropecuária apresentou um salto relevante em função do aquecimento do mercado mundial com relação às commodities e, com a boa performance do campo, os produtores são estimulados a investir, o que associado à taxa de câmbio, com o Real desvalorizado, torna o nosso produto mais barato”, explica. Historicamente, nos próximos trimestres do ano há desaquecimento na exportação da atividade agropecuária, portanto, uma eventual terceira onda da pandemia e ainda o colapso no setor energético devem ser considerados, sob risco de comprometerem a retomada do crescimento.

Informações para a imprensa

Entre em contato: (11) 3145-1371, horário comercial